Dissertações

17:24

 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EDMILSON REZER

OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DAS
CIÊNCIAS DA NATUREZA, NO ESTADO DE MATO GROSSO: ANÁLISE DO
CONTEXTO DAS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

CUIABÁ – MT
2010

Orientadora: Profa Dra. Tânia Maria Lima Beraldo
Resumo:

Neste trabalho procurou-se investigar como se caracterizou a oferta de cursos de formação de professores da área das Ciências da Natureza no estado de Mato Grosso desde a década de 1960 até o ano de 2010. Os dados foram extraídos de obras que revelam como se deu a criação das primeiras IES no estado e dos Censos do ensino superior publicados pelo MEC/INEP. Para desenvolver a análise, realizou-se levantamento das produções na área da formação de professores das Ciências da Natureza e discutiu-se essa formação no contexto das atuais políticas educacionais. As análises oportunizadas pelo resgate histórico da criação dos cursos e da oferta de vagas pelas IES do estado apontam para a falta de interesse por parte dos candidatos ao ensino superior com relação à formação na área das Ciências da Natureza, sobretudo para os cursos de licenciatura em Física e Química. Os dados apontam também, assim como no Brasil, para um significativo crescimento das IES Privadas em Mato Grosso, não apresentando, porém, interesse em ofertar os cursos de licenciatura em Física e Química. Constata-se ainda, nas análises das políticas de formação dos professores por parte do governo federal, a necessidade de se melhorar e cumprir as medidas de combate a precarização do trabalho docente como um todo, e não apenas as avaliativas e de cumprimento de metas.
Acesso a dissertação, clicar abaixo:


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O Educin contribui para a formação de professores da área das ciências da natureza pelo desenvolvimento de pesquisas que integram bolsistas Pibic (alunos da graduação), alunos do mestrado em educação (PPGE/UFMT), professores e técnicos da educação superior. A centralidade das pesquisas em questões relativas à educação em ciências da natureza, no Estado de Mato Grosso, justifica-se pelo intento de contribuir com as discussões sobre essa problemática e com a definição de políticas educacionais pela UFMT e demais instituições educativas do Estado
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